Convento São Bernardino de Sena: Ruínas que contam histórias

Convento São Bernardino de Sena abaixo o cruzeiro em Angra dos Reis

O conjunto formado pelo Convento e Capela de Santo Antônio em Angra dos Reis é um marco histórico que se ergue majestosamente no Morro de Santo Antônio, proporcionando uma vista panorâmica da cidade e do porto. Composto pelo convento e pela capela, esse conjunto arquitetônico possui relevância tanto em termos religiosos quanto históricos.


O Convento: Ruínas que Contam Histórias

O convento, inaugurado em 1763, hoje encontra-se em ruínas, preservando apenas vestígios do seu esplendor passado. Entretanto, mesmo nessas ruínas, é possível vislumbrar a grandiosidade e importância que essa edificação já teve na história de Angra dos Reis. Um dos elementos mais significativos que perduram é o relógio original do campanário, que é um testemunho silencioso das horas passadas nesse local de devoção e contemplação.

A Capela: Simplicidade e Beleza

A capela, também datada do século XVIII, possui uma construção modesta, porém encantadora. Seu interior abriga belas imagens policromadas, que são verdadeiras obras de arte sacra. Entre essas imagens, destacam-se as representações de São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição, Santa Ana sentada e Santo Antônio. Essas figuras religiosas são um elo com o passado, remetendo-nos aos tempos em que a fé e a devoção ocupavam um lugar central na vida da comunidade.

Uma vista panorâmica deslumbrante

Além do valor histórico e religioso, o conjunto do Convento e Capela de Santo Antônio possui outra característica marcante: sua localização estratégica. Erguido no outeiro do Morro de Santo Antônio, oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade de Angra dos Reis e do porto. Esse privilégio visual permite que os visitantes apreciem a beleza natural da região, assim como compreendam a importância da presença religiosa na história do local.

Preservação e Resgate do Patrimônio Histórico

Ruínas do pátio interno do Convento São Bernardino de Sena Angra dos Reis

A conservação do conjunto do Convento e Capela de Santo Antônio é uma tarefa de extrema importância para a preservação da história e identidade de Angra dos Reis. Esses monumentos representam um legado valioso deixado por gerações passadas, e é responsabilidade de todos nós assegurar que essas memórias sejam mantidas vivas para as futuras gerações.


Ao contemplar as ruínas do convento e as imagens dentro da capela, somos levados a refletir sobre o passado, a religiosidade e a cultura que moldaram Angra dos Reis ao longo dos séculos. É uma experiência enriquecedora que nos conecta com nossas raízes e nos inspira a valorizar e proteger nosso patrimônio histórico.

Visitar o conjunto do Convento e Capela de Santo Antônio é embarcar em uma jornada pelo tempo, mergulhando na rica história dessa cidade encantadora. É uma oportunidade de vivenciar a grandiosidade do passado e compreender como o legado deixado por nossos antepassados contribui para a identidade e orgulho da comunidade local.

Postar um comentário

0 Comentários